Intraestrutura


O PPGEQ conta atualmente com 7 (sete) laboratórios, 1 (uma) sala de aula, 1 (uma) sala para defesas, vídeo-conferências e palestras  e 1 (uma) sala comum de estudos para alunos que estão em fase de disciplinas.

Laboratórios:

Para informações adicionais, procure a página de cada laboratório.

  1. LEMMA – Laboratório de Energia, Materiais e Meio Ambiente.

    Este laboratório possui uma área aproximada de 50 m2 e é um empreendimento multidisciplinar, contando com equipamentos para estudos de Meio Ambiente, Corrosão e Processos catalíticos de conversão com membranas. O laboratório está equipado com dois cromatógrafos Gasosos AGILENT modelo 7890 A, um cromatógrafo gasoso Schimadzu GC-8 A, um cromatógrafo gasoso AGILENT modelo Micro GC 3000 A, uma capela exaustão de gases modelo Q216-11 – marca Quimis, um Banho Maria Ultratermostato mod. 521/5D – marca Ethik Technology (Nova Ética), duas unidades de teste catalítico com reator de leito fixo, uma unidade para preparo de membranas, uma unidade para testes catalíticos com reator de membrana, um equipamento de análise de metais pesados em fase líquida – Mehtrom, um equipamento de análise de DBO e DQO – Mehtrom, uma estufa de ventilação forçada; deionizador de água, uma mufla e medidores de pH.

  2. RECAT – O Laboratório de Reatores, Cinética e Catálise

    Esse laboratório conta com equipamentos e materiais necessários para a pesquisa e desenvolvimento de catalisadores. O laboratório dispõe de seis cromatógrafos gasosos (três Varian CP-3800, dois Shimadzu GC 2014 e um HP 5890), um microcromatografo gasoso (Agilent Technologies), um cromatógrafo de íons (DIONEX ICS-90), três espectrômetro de massas quadrupolar (Balzers OminiStar, Pfeiffer Prisma e Hiden ), dois equipamentos de medidas de adsorção automático (ASAP 2010C e 2020), um equipamento para monitoramento de reações no infra-vermelho in situ com transformada de Fourier e sistema de refletância difusa (Bruker Vertex 70), sistema ATG/ATD para análises termogravimétricas e termocalorimétricas, equipamento para caracterização de composição química de amostras (DEX-720 Shimadzu), dois reatores PARR e uma unidade piloto de alta-pressão.

  3. O Laboratório de filmes finos do Instituto de Física

    Agrega recursos e competências com foco em revestimentos a base de DLC (diamond-like carbon), material caracterizado por sua alta dureza mecânica e alta resistência ao desgaste e ao ataque químico. O laboratório atua na produção desses filmes por meio de PECVD (plasma enhanced chemical vapor depostion) convencional e PECVD a catodo oco de placas paralelas; no desenvolvimento de novos processos para deposição por PECVD; na modificação dos filmes por meio da incorporação de elementos e de tratamentos a plasma, e na caracterização dos revestimentos.

  4. Centro de Caracterização de Materiais da Indústria do Petróleo

    Os docentes do RECAT e do Laboratório de filmes finos coordenam a instalação de um laboratório multi-usuário e com equipamentos de caracterização de materiais em alto nível. Já estão em operação um espectrômetro de fotoelétrons de raios X (Thermo) e um microscópio Raman confocal (WITEC). Um microscópio eletrônico de transmissão (JEM 2100F) e um microscópio eletrônico de varredural (JEOL JSM 7100F ) estão em fase de instalação e com previsão de operação nos próximos meses.

  5. GEDiF – O Grupo de Estudos em Dinâmica de Fluidos

    Possui uma infraestrutura necessária para tratar problemas atuais de fluidodinâmica computacional. O GEDiF conta com computadores para uso pessoal e um cluster para computação científica. Além disso, programas específicos da área (tais como OpenFOAM, ANSYS CFX, Fluent, Pointwise, COMSOL, entre outros) estão disponíveis.

  6. G2E- O Grupo de Eletroquímica e Eletroanalítica

    Esse laboratório dispõe dos equipamentos importantes para área tais como diversos   Potenciostatos/Galvanostatos (Dropsens – uStat40, Omnimetra – PG29A , CompacStat 10 V-30 mA, Ivium-n-Stat: multi-canal e µAutolab III e Autolab PGSTAT128N ). Foi instalado recentemente um Microscópio de Força Atômica – FlexAFM – Nanosurf e um Espectrômetro Raman R-3000 – Agiltron.

  7. LMCSP – Laboratório de Modelagem, Controle e Simulação de Processos

    O LMCSP conta com 20 microcomputadores em rede, que são utilizados para aulas e pesquisas diversas nas áreas de Projeto, Modelagem, Simulação e Controle de Processos Químicos.

  8. NEO – Núcleo de Estudos de Otimização

    O NEO contat com computadores para uso pessoal. Realiza desenvolvimento de códigos próprios e utiliza softwares, tais como scilab, UNISIM, entre outros.