Corpo Docente, Financiadores de Pesquisa e Egressos


O corpo docente é formado pelos seguintes professores:

Docentes Permanentes:

Jovens Docentes Permanentes:

Docentes Colaboradores:

Coordenação atual

Yutao Xing

Possui graduação em Material Science pela Shandong University of Technology(Shandong University)(1994), mestrado em Physics pela Institute of Metal Research(1998), doutorado em Physics pela Institute of Metal Research(2002), pós-doutorado pela Universiteit van Amsterdam(2004) e pós-doutorado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas(2010). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, Coordenador-PPGEQ da Universidade Federal Fluminense e Coordenador do LaMAR/CAIPE da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Atuando principalmente nos seguintes temas:nanoscience, Superconductivity, ferromagnetism.

Coordenações anteriores:

Quadriênio 2017 – 2020:

Lisiane Veiga Mattos

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Engenharia Química – COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado – COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Trabalhou como pesquisadora no Instituto Nacional de Tecnologia de 2000 a 2008. Atualmente, ocupa o cargo de Professor Associado no Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como Coordenadora do programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (UFF) no período de 2016 a 2020. Também faz parte do corpo docente do Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis da UFF. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Cinética Química e Processos Catalíticos, atuando principalmente nos seguintes temas: (i) processos de produção de hidrogênio a partir de fontes renováveis como bio-etanol; (ii) conversão de biomassa em combustíveis líquidos; (iii) processos de produção de gás de síntese e hidrogênio a partir do gás associado do pré-sal e biogás; (iv) prospecção tecnológica em energia; (v) desenvolvimento de fotocatalisadores para a degradação de resíduos ; (vi) aplicação de inteligência artificial no projeto de catalisadores.

Quadriênio 2013 – 2016:

Luciane Pimentel Costa Monteiro

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (1980), mestrado em Engenharia Química – Programa de Pós-graduação em Engenharia Química (1983), COPPE- UFRJ, doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2007) e pós-doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense(2009). Atualmente é professor Titular do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense, Decana do Colegiado da Escola de Engenharia da UFF e professora – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Operações de Separação e Mistura, atuando principalmente nos seguintes temas: contaminações, meio ambiente, petróleo e gás natural e impacto ambiental.

Financiadores de Pesquisa:

CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Faperj – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro

Petrobras – Petróleo Brasileiro S.A.

UFF – Universidade Federal Fluminense

ANP-PRH – Agência Nacional de Petróleo – Programa de Formação de Recursos Humanos

Informações sobre a situação dos egressos:

Em termos de atividades, os dados obtidos no período de 2015 a 2019 para os egressos, logo após a titulação, mostram que 64 a 81% conseguiram colocação no mercado, atuando em empresas privadas, empresas públicas e instituições de ensino e pesquisa. Observou-se também que de 2015 a 2019, houve um aumento do percentual de egressos, logo após a titulação, atuando em empresas privadas (de 30 para 50 %), enquanto que a atuação em instituição de ensino e pesquisa e empresas públicas diminuiu. Em 2020, todos os titulados estavam ocupando cargos em instituições de ensino e pesquisa, empresa privada e empresas públicas.

Com relação ao vínculo empregatício, observou-se um aumento dos celetistas de 30 a 50 %, e uma redução dos servidores públicos (de 21 a 0 %) e dos bolsistas (de 30 para 7 %) entre 2015 e 2019. Em 2020, 50 % eram celetistas. O restante era bolsista (25 %) e servidor público (25 %). É importante frisar que, os titulados do PPGEQ-UFF conseguiram ingressar com boa classificação e com bolsa em cursos de doutorado (com nível CAPES superior ao do ao PPGEQ) na UFF e em outras universidades, como COPPE/UFRJ, IME e UERJ.

No caso da colocação dos egressos no mercado, nos últimos 10 anos, os resultados obtidos mostraram que a maioria está empregada (86%), sendo que 78 % dos empregados atuam na sua área de formação. Em relação àqueles que atuam na sua área de formação, 98 e 2 % atuam no País e no exterior, respectivamente.

Considerando os que atuam no Brasil, 40 % trabalham em Instituições de Pesquisa e de Ensino (40 %), como docentes, alunos de doutorado e pós-doutorandos, 44 % em Empresas Privadas e 2 % em Empresas Públicas. No caso dos egressos que atuam no exterior, todos estão como pós-doutorandos em instituições de ensino.